Publicada entre o período de 1918 a 1993, as “Memórias do Instituto Butantan” nasceu com a missão de registrar e divulgar o conjunto de pesquisas científicas desenvolvidas pela instituição, com foco no conhecimento científico relacionado à Ofiologia e Zoologia Médica; Parasitologia; Bacterio-Imunologia; Vírus; Fisiopatalogia, Farmacologia e Química Experimental. Com publicações originais, os artigos foram elaborados por especialistas nacionais e estrangeiros, tornando-se uma fonte de pesquisa de extrema relevância no meio acadêmico e científico.
Durante sua existência, quase 75 anos, foram publicadas obras de renomados pesquisadores como Vital Brazil, Eduardo Vaz, José Lemos Monteiro, Alcides Prado, Flavio da Fonseca, Alphonse Richard Hoge, Alcides Prado, Gastão Rosenfeld, Otto Bier, Jandyra Planet do Amaral, Wolfgang Buecherl e Paulo Vanzolini entre outros.
A partir do volume 56, a revista tornou-se um relatório bienal das atividades científicas e técnicas da instituição e, a partir do volume 60, passou a publicar os resumos da Reunião Científica Anual do Instituto Butantan. A coleção foi totalmente digitalizada e encontra-se disponível para consulta com textos completos.